Agregar valor ao produto não é sinônimo de aumento de preço. Diferenciar o produto de uma empresa num mercado competitivo exige estratégia e conhecimento detalhado das necessidades do cliente.
Nem sempre é fácil saber como agregar valor ao produto. Ao desenhar uma estratégia para aumentar o valor de determinado produto ou serviço, é fundamental identificar quais são os benefícios para o cliente.
O valor deve ser entendido não como um dispêndio de dinheiro, mas sim com uma oportunidade para os clientes.
Como agregar valor ao produto?
Para agregar valor ao produto é possível fazê-lo em dois momentos:
- Matéria-prima;
- Processo de fabricação.
Atualmente, as tecnologias são aliados fundamentais para que os produtos tenham seu valor agregado. No caso, por exemplo, o vidro alguns dos valores que valorizarão os produtos serão:
- Segurança;
- Limpeza extra;
- Conforte térmico;
- Redução de custos.
Outra maneira de oferecer ao cliente valor agregado é disponibilizar, por exemplo:
- Mão de obra certificada para instalação;
- Apoio técnico;
- Consultoria;
Conheça o público
Estratégia é a palavra-chave para saber como agregar valor ao produto. Saber quem é o público-alvo da empresa é um dos primeiros passos. Para definir o produto que terá o seu valor agregado é necessário conhecê-lo de forma mais detalhada.
Por exemplo: hábitos, desejos, expectativas são alguns dos fatores para desenhar o perfil do cliente da sua empresa.
Custo-benefício
Deve ficar bem claro para o cliente a relação entre custo-benefício. Investir em produtos com um preço mais elevado, mas que trarão benefícios a médio prazo é a informação que o cliente necessita para concordar com o valor estipulado.
É da responsabilidade da empresa, definir a melhor forma desta informação ser percebida pelo cliente. Uma boa dica é mostrar, claramente, para o cliente o quanto ele irá poupar ao adquirir determinado produto.
Atualmente, no mercado, muitas soluções para vidraçaria e serralheria com propostas mais sustentáveis.
Por exemplo, ao investir num vidro com controle solar, será possível reduzir o valor dispendido com o ar condicionado.
Conhecer bem o produto
No processo de venda a comunicação estratégica é fundamental. Quem vende deverá saber transmitir as características, as habilidades e os benefícios de determinado produto. Saber ouvir com atenção as necessidades do cliente, é essencial para poder oferecer produtos diferenciados e com valor agregado.
Geralmente, os clientes procuram por produtos em que a relação custo-benefício sejam convidativas e econômicas. E muitos não estão a par das inovações tecnológicas.
Saber mostrar para o cliente que vale a pena investir em inovações tecnológicas e mais sustentáveis poderá fazer toda a diferença.
Empresas que procuram por um posicionamento positivo da sua marca no mercado, precisam saber como agregar valo aos produtos. A Idea Glass é uma empresa certificada que aposta em inovações como o Box adaptável para banheiros pequenos.
Conhecido como Box Certo, este tipo de box agrega valor otimizando o espaço com a instalação de um único furo no vidro que se encontra no puxador. Com a proposta comunicada de forma adequada, o cliente sentirá que o valor acrescido do produto é justificável e válido.