Ideia Glass
Início » Como começar a prospectar clientes?
Distribuidores / Vidraceiros

Como começar a prospectar clientes?

Como começar a prospectar clientes?

Nesse post, separamos as melhores dicas de como começar a prospectar clientes certos para o seu negócio, aumentando as vendas e garantindo ainda a satisfação desse público.

Assim, você será capaz de ir atrás de pessoas que realmente tem interesse em compras ou que estão propensas a saber mais sobre o seu produto e as vantagens.

Pensando nisso, saiba como você pode começar através de dicas práticas e funcionais, que podem ser aplicadas ao seu dia-a-dia.

Vamos lá?

Conhecimento de público e negócio é essencial

A princípio, a regra de como começar a prospectar clientes é ter um conhecimento mais profundo sobre essas pessoas.

Bem como sobre o seu negócio.

Ou seja, você precisa saber o que tem a oferecer, em relação a produtos e serviços, e quais problemas esses itens resolvem.

Ao mesmo tempo, é preciso conhecer as características desse público e como ele se comunica.

Por exemplo, é comum que pessoas interessadas em box de banheiro sejam adultos entre os 20 a 40 anos.

Sendo assim, são pessoas que estão construindo ou reformando o lar ou mesmo um escritório.

Então, você precisa ter uma fala mais direta e funcional, para informar exatamente como os seus produtos podem ajudar.

Sem essas informações, vai ser difícil encontrar o seu público e aumentar as vendas.

Suponha que você tenha como carro chefe do seu negócio o box de banheiro Luna.

Assim, você precisa entender as características desse box e para quem ele é indicado, quais são as facilidades que proporciona na rotina e assim por diante.

Quanto maior o volume de dados você tiver, melhor.

Como começar a prospectar clientes?Como começar a prospectar clientes: Mantenha cada tarefa no seu lugar

Uma das dicas de prospecção é entender que existem diferentes etapas de negociação.

Ou seja, um cliente em potencial pode ou não estar preparado para efetuar uma compra.

Dessa forma, você precisa entender que cada tarefa fica em uma parte específica da sua ação.

Não à toa, existe um funil de vendas a ser estudado.

Mas não é só isso, você também precisa aprender a separar as suas atividades diárias a partir do interesse do cliente.

Por exemplo, suponha que um cliente “x”, queira conhecer mais sobre o seu trabalho e os trabalhos com o qual atua.

Neste cenário, o cliente (ainda) não está pensando em comprar, mas sim em conhecer e, provavelmente, avaliar essas opções.

Assim, ao invés de tentar vender alguma coisa, foque em mostrar as características e informações das peças.

O foco é em mostrar que você realmente conhece o material e todas as aplicações.

Esse erro, de tentar vender antes da hora, é muito comum em clientes que marcam reuniões para conhecer ou mesmo quando você vai até uma empresa conhecer o trabalho que é feito ali.

Mantenha a calma e amplie os seus horizontes.

Campo de ação: crie uma rede

Como começar a prospectar clientes?A ideia de como começar a prospectar clientes deve envolver criar uma rede forte de comunicação.

Para isso, a melhor resposta está nas redes sociais, como o Instagram, que possui milhares de usuários.

Daí, você pode se perguntar no que exatamente consiste no campo de ação.

Então, a ideia aqui é que você crie espaços onde possa desenvolver um portfólio interativo, como uma rede de contatos e marketing.

Inclusive, mais tarde, você pode criar uma lista de e-mail de clientes em potencial, para enviar informativos, notas, promoções e mais.

Por exemplo, você pode criar redes sociais onde compartilha os tipos de produtos que possui.

Mas, é importante compartilhar informação nesses espaços, como dicas de cuidados diários com o box ou dicas de cores para o banheiro.

Ao mesmo tempo, dá para mostrar parte do seu trabalho no dia-a-dia, como instalações e assim por diante.

Nesses posts, coloque botões de ação para que os usuários acessem o seu site ou deixem o e-mail para saber mais.

Estar online e criar um portfólio na internet é essencial para os negócios nos dias atuais.

Não perca tempo!

Networking: como começar a prospectar clientes

O networking consiste em começar a conhecer e visitar lugares que possam ser do seu interesse profissional.

Como cursos gratuitos, palestras, aulas online, lives nas redes sociais e assim por diante.

Assim, ao fazer networking, você garante benefícios por três principais razoes:

  • Você pode compartilhar tudo isso com o seu público, aumentando a sua autoridade;
  • É possível conhecer as tendências do mercado e pessoas importantes;
  • Você pode começar a fazer novas, e importantes, parcerias.

Sendo assim, a prospecção acontece de forma natural, enquanto você conhece novos ambientes, pessoas e negócios.

Defina formas e processos de prospecção

Por fim, uma das melhores dicas de como começar a prospectar clientes é definindo como você faça isso e através de quais ferramentas.

Então, temos dois tópicos aqui.

Em primeiro lugar, você vai escolher as formas que podem funcionar para o seu negócio.

Ou seja, os canais.

Dessa forma, os principais canais incluem a indicação, criação de mídias digitais, conteúdos de qualidade em páginas específicas e outros.

Vale destacar que você pode atuar de forma mista, usando mais de um canal.

Em segundo lugar, temos os processos.

Os processos se referem ao passo a passo que você vai seguir, como um tipo de scrip.

Por exemplo, primeiro você precisa garantir a informação, acesso a dados concretos, como imagens, métodos de oferecer orçamentos e as formas de contato.

Assim, você pode ter várias ferramentas, como telefone fixo, WhatsApp, e-mail e até o Linkedin.

Dica de ouro

Quem tem um negócio ou atua como arquiteto, por exemplo, já conhece alguns dos problemas ou questões que os clientes podem levantar.

Como: “porque esse produto é mais caro que o outro?” ou “porque escolher este e não aquele?”.

Pensando nisso, você deve começar a pensar em respostas que funcionem para não ser pego de surpresa.

A partir dos exemplos acima, você deve considerar respostas personalizadas, de acordo com cada cliente.

Como levantar as características do projeto, espaço, funcionalidade, custo-benefício a longo prazo, etc.

Enfim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o tema?

Comenta aqui embaixo ou aproveite para compartilhar as suas dicas com nossos leitores ou até alguma dúvida que tenha sobre a prospecção.

Sobre a Ideia Glass

A Ideia Glass está presente no mercado de kits e ferragens para boxes e oferece kits que valorizam todos os ambientes por sua beleza e elegância. Suas soluções em produtos têm forte apelo decorativo, modernizando espaços diversos que requerem beleza e sofisticação.

Inovando em materiais e em design, a Ideia Glass conquista cada vez mais consumidores pelo respeito, seriedade e compromisso com que atua em seu segmento. Para mais informações sobre a empresa, acesse o site www.ideiaglass.com.br ou ligue para o SAC (11) 3016-9300.

 

Artigos Relacionados

Dicas para uma vidraçaria de sucesso

Ideia Glass

O que é necessário para abrir uma vidraçaria?

Ideia Glass

Box Flex e Porta Flex: sabe qual é a diferença? – Shorts do Youtube

Ideia Glass

1 comentário

Roberto Dias Santos 20 de setembro de 2021 at 09:31

Como Vai, Me ajudou muito seu artigo, apenas para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode divulgar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer divulgação e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Muito Gratificante ter sua atenção

Resposta

Deixei um comentário

dezessete − 14 =