A experiência do atendimento do cliente na loja deverá ser, sempre, positiva. Mesmo após uma possível retomada do mercado, o atendimento ao cliente deverá ser priorizado.
Comprar é muito mais um impulso emocional do que uma decisão da razão. O cliente deverá ser o centro das atenções e sentir-se único.
Atender bem um cliente é uma arte. Motivada por impulsos emocionais, a relação entre vendedor e cliente deverá ser pautada pela gentileza e respeito. Mais do que uma troca comercial, o que está em causa é a satisfação de um desejo.
Ao entrar numa loja, o cliente quer encontrar a solução para um problema e ser bem atendido. A primeira impressão é a que fica: se for boa, o cliente voltará e indicará a loja para outros clientes. É a conhecida publicidade orgânica.
No caso contrário, se o cliente se sentir menosprezado e mal atendido, provavelmente nunca mais retornará e a publicidade será negativa. A Idea Glass se preocupa-se com a maneira como seus clientes, vidraceiros e distribuidores são atendidos.
Tivemos recentemente com a pandemia uma crescente no atendimento ao cliente por meios digitais. Então decidimos passar essa experiência ao leitores também.
Neste sentido, conta com uma equipe motivada e atenta às necessidades dos clientes.
Todo cliente é cliente
Nunca julgue um cliente. Assim, que a pessoa entra na loja, ela será o centro das atenções. Um cliente precisa se sentir especial e único. Por isso, é fundamental atender a todos com a mesma dedicação e atenção.
Gentileza gera gentileza
Assim que o cliente passa pela porta da loja, é imprescindível que seja recebido de forma amistosa e agradável. Um sorriso sincero é uma das melhores ferramentas para estabelecer o vínculo com o cliente.
Se recebido com gentileza, provavelmente o cliente responderá com gentileza.
É fundamental não esquecer que o cliente escolheu a sua loja. Mesmo que ainda esteja só orçamentando, a postura do atendente deverá ser solícita.
Contato visual e escuta ativa
Um bom atendimento está baseado numa escuta ativa da necessidade do cliente. Uma comunicação personalizada e sob medida é a mais recomendável. Dê tempo para que ele se manifeste. É necessário ouvir com atenção o que o cliente deseja.
Mantenha sempre o contato visual de forma sincera. O cliente sentirá que há uma relação de empatia.
Conhecer o estoque
Para que o atendimento seja de qualidade, o vendedor deverá conhecer ao pormenor o estoque da loja. Ou seja, é fundamental que tenha toda a informação necessária para atender prontamente o pedido do cliente.
Conhecer o estoque com a variedade de cores e materiais é um sinal de que o equipe de atendentes é competente e profissional. Para o cliente é o primeiro sinal de que o serviço que contratará ou o produto que tenciona comprar serão de qualidade.
Mostre-se disponível
No caso de o produto ou serviço desejado pelo cliente não constar do seu stock, indique outras empresas que poderão realizar um trabalho de qualidade. Essa orientação fará com que o cliente fique com uma boa imagem da empresa.
Invista em tecnologia
O atendimento deverá ser sempre personalizado. E nisso a tecnologia poderá ser uma ótima aliada. Convide o cliente a participar da mailing list da empresa e seguir as redes sociais.
É uma maneira eficaz e econômica de manter o contato informando das promoções e novidades. O cliente gostará de ser lembrado.