Desde o mês de março, empreendedores, fabricantes e comerciantes tiveram que se adaptar às novas medidas para tentar controlar a proliferação do corona vírus e, desta forma, achatar a curva de contaminação.
Como não há previsão de quando a rotina nas empresas poderá voltar ao normal, os comerciantes precisam se adequar e realizar um atendimento diferenciado, visando proteger colaboradores e clientes.
Quer saber como atender o seu cliente durante a pandemia?
Confira esse artigo exclusivo que preparamos!
Como atender clientes durante a crise de corona vírus?
Não resta dúvida de que o momento é delicado e a crise instalada pelo corona vírus pegou todo o setor vidreiro de surpresa, assim como os demais nichos da economia. Para se ter uma ideia da gravidade, o Fundo Monetário Internacional – FMI – batizou a recessão de o Grande Confinamento e o momento já entrou para a história mundial.
Apesar do momento pedir cautela, profissionais do ramo vidreiro, como distribuidores, arquitetos e comerciantes, podem continuar desenvolvendo suas atividades, desde que adotem medidas de segurança.
Dicas essenciais para adotar durante a pandemia e continuar vendendo
Confira a seguir algumas dicas e estratégias para atender o seu cliente durante a crise de conona vírus.
Adote rotinas de higienização
Entre as medidas básicas para conter o vírus e evitar a contaminação, as principais delas estão concentradas na higienização e limpeza dos ambientes, além de levar as mãos com frequência e utilizar álcool em gel.
Além disso, procure aumentar a limpeza do seu estabelecimento, passando pano molhado com água sanitária nos chãos e álcool nos balcões.
Garanta os equipamentos de segurança para os colaboradores
Disponibilizar álcool em gel, máscaras e luvas para os colaboradores é uma medida obrigatória. Caso contrário, além de colocar clientes e funcionários em risco, sua empresa pode até ser multada.
Portanto, esses cuidados são essenciais e não podem ser deixados de lado na nova rotina de seu comércio.
Redobre a atenção durante a entrega
Durante as entregas, combine antes com seus clientes para que façam o pagamento prévio e de forma online, sempre que possível. Assim você evita um contato mais próximo entre o seu funcionário e o cliente, protegendo ambos.
Invista na presença online
Algumas lojas podem atender de portas fechadas, organizando de modo para que o ambiente não aglomere pessoas. O ideal é realizar atendimento com hora marcada, caso preciso mostrar produtos para o cliente.
Enquanto a pandemia não é controlada, o ideal é que as empresas do setor vidreiro invistam na presença online, fazendo atendimento pelas redes sociais e aplicativos de mensagens.
Aproveite para disponibilizar o seu catálogo de portas de vidros e demais produtos nas redes sociais, criando um perfil no Instagram e uma página no Facebook.
Reuniões e eventos apenas online
Feiras e grandes eventos corporativos estão proibidos, porém, você pode aproveitar os eventos online do setor e, assim, fazer com seus produtos alcancem novos clientes.
A mesma regra deve ser aplicada para reuniões de equipe, que devem ser feitas através da internet.
Sempre que possível, faça home office
A distribuição e entrega pode continuar, desde que sua empresa adote as medidas de segurança necessárias. O restante da equipe pode fazer o trabalho de casa, através da internet e dos meios eletrônicos.
Como você pode observar, sua empresa não precisa parar. Apenas se readequar à nova realidade.