As dicas para uma vidraçaria de sucesso consistem em maneiras práticas e funcionais de começar a aumentar a rotatividade dos seus trabalhos.
Com isso, é possível alavancar os pedidos e orçamentos, convertendo mais clientes, finalizando mais vendas e ainda garantindo a satisfação do público.
Então, não perca mais tempo e saiba como você pode começar a alcançar todos os resultados em poucas semanas e de forma duradoura.
Boa leitura!
Você precisa ter espaços de atendimento
Para começar, é essencial ter um espaço de atendimento bacana para conversar com o seu cliente.
Atualmente, é comum que o contato seja online, mas alguns ainda preferem fazer isso presencialmente.
Assim, temos dois espaços a serem criados.
O primeiro é o espaço online, como as redes sociais, telefone e WhatsApp.
Esse espaço deve ser voltado apenas para a sua atuação profissional.
Sendo assim, tenha um número especifico para isso, que não seja o seu pessoal, e com a identidade da sua vidraçaria, como uma foto da logo ou da fachada.
Para facilitar, alguns clientes preferem fazer chamadas de vídeo.
Então, é interessante ter algum lugar para sentar e conversar sem ser atrapalhado e com o mínimo de barulhos externos.
O segundo espaço é o físico, que geralmente fica a frente da vidraçaria.
Aqui, você pode ter apenas um balcão ou alguma salinha, que é mais recomendável.
Neste espaço, você deve ter o seu portfólio, local de anotação, cadeiras e uma mesa.
Tudo pode ser simples, mas precisa estar organizado e limpo.
Pense que essa é uma das imagens que o cliente terá e que pode, ou não, repassar para outras pessoas.
Dicas para uma vidraçaria de sucesso: atendimento de qualidade
A segunda dica desse post, e uma das mais relevantes, se refere a qualidade do atendimento.
Dessa forma, o atendimento deve ser pensado a partir de alguns pilares:
- Empatia;
- Respeito;
- Clareza.
Em outras palavras, você deve ter em mente que o cliente tem uma demanda/problema e está buscando uma solução.
Para isso, a conversa deve ser clara e direta, sempre com respeito e profissionalismo.
Sendo que todos da sua equipe devem seguir essa mesma “cartilha”.
Afinal, não adianta você oferecer o melhor atendimento e, o colaborador que vai fazer a instalação do incrível prolongado ser arrogante e sem educação.
Lembre-se que se trata de uma transação comercial, mas que é feita em espaço pessoal e, muitas vezes, íntimo.
Logo, aquele cliente está abrindo a porta de um local onde ele considera seguro e importante.
O atendimento de qualidade deve acontecer em qualquer meio, seja por telefone ou presencial, e em todos os momentos.
Seja no primeiro contato ou no pós-venda.
Trabalhe com bons profissionais
Uma das dicas para uma vidraçaria de sucesso que vão além de onde a sua loja está localizada, se refere a quem trabalha com você.
Veja, muitos clientes podem fechar orçamentos online.
Logo, não faz diferença se você está no centro da cidade ou no meio de um sítio.
Porém, faz toda a diferença quem são os profissionais que atuam ao seu lado para cumprir a demanda.
Assim, a sua equipe precisa ser qualificada.
Tanto aqueles que conversam com clientes quanto aqueles que instalam bem como os fornecedores.
Sem comprometimento e respeito, tudo pode ir por água abaixo.
Por exemplo, imagina que um cliente feche um projeto de instalação de um Box Encanto.
Neste cenário, ele está esperando tudo ficar pronto para poder se mudar para a casa/apartamento.
Dessa forma, você passa um prazo de vinte dias. Mas o seu fornecedor não entrega o material na data e tudo acaba atrasando.
Ou seja, não é apenas um box, mas o conforto, qualidade de vida e mudança do cliente que ficam empatadas.
Para evitar isso, é importante manter o diálogo com a equipe toda, ter mais de um fornecedor e instalador ou passar o prazo só depois de conversar com esses profissionais.
Imprevistos acontecem e, por isso, mantenha também a conversa com o cliente, dê um retorno sobre a situação e alternativas.
Marketing entre as dicas para uma vidraçaria de sucesso
Um dos principais erros dos negócios é não fazerem marketing do negócio, dos serviços e produtos e da atuação.
Independentemente do tipo de negócio, marketing é a chave para aumentar a visibilidade.
Daí, você pode ficar na dúvida de como fazer isso sem precisar gastar dinheiro.
Então, a resposta é: aproveita as redes sociais!
Você pode fazer o cadastro gratuitamente e abrir uma conta comercial no Instagram, Perfil e Fanpage no Facebook e um perfil no Linkedin.
Em cada uma dessas redes, coloque a sua identidade visual, imagens da logo do seu negócio, fachada e, em seguida, comece a compartilhar.
Aqui, o foco é o seu negócio.
Assim, você vai publicar imagens de serviços, produtos, espaços, dicas e muito mais.
Inclusive, alterne entre produtos, serviços e conteúdos de informação, para agregar valor a sua vidraçaria.
Exemplo prático
Suponha que na sua vidraçaria, o item mais amado ou que gera um alto lucro são os boxes de banheiro.
Na segunda-feira, você pode publicar imagens da dos vidros e acessórios.
Na quarta-feira, você compartilha imagens da instalação: antes, durante e o resultado final.
Já no sábado, você compartilha dicas de como fazer a manutenção básica dessa peça.
Em todos os posts, você adiciona o link do seu negócio, caso o cliente queira clicar e conhecer mais.
Além disso, compartilhe em todas as redes socias os mesmos conteúdos, para facilitar.
Já no Linkedin, o ideal é adicionar conteúdos mais enxutos e extensos, que agregam maior valor.
Por fim, o marketing será o seu principal portfólio de negócio e conversor de vendas.
Dica de ouro
Uma dica de ouro é sempre tirar imagens de alta qualidade, mesmo que seja com o celular, garantindo foco e amplitude.
Da mesma maneira, pense nisso como um investimento.
A longo prazo, você pode criar uma lista de contatos de e-mail, engajar mais com o público e até compartilhar participações em eventos.
Mas, lembre-se: esse espaço é profissional, apenas para o seu negócio.
Depois desse post, tenho certeza que ficou fácil seguir cada uma das melhores dicas para uma vidraçaria de sucesso não é mesmo?
Aproveite para comentar o que achou, quais as suas experiências ou mesmo o que gostaria de ver aqui na página.
Grande abraço e até o próximo post!