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Entendendo o perfil de cada cliente

Entendendo o perfil de cada cliente

Se você é um vidraceiro, ou distribuidor ou algo do estilo, e acaba lidando o tempo todo com a venda dos produtos, é essencial que conheça melhor o perfil dos seus clientes.

Isso porque conhecê-los melhor irá te ajudar a aplicar certas técnicas de vendas, não só na divulgação dos seus produtos nas redes sociais e etc, mas também em ter um maior poder de convencimento e persuasão no momento que o cliente chega para ver seu produto ou te envia uma mensagem solicitando orçamento.

Entendendo o perfil de cada clienteConhece a frase “dance conforme a música”? Bom, basicamente é o que você precisará fazer para atingir melhores resultados e vendas. É algo muito importante, pois cada cliente é diferente e por isso você precisa moldar o seu discurso de acordo com cada um deles.

Assim, você conseguirá atender melhor às necessidades deles e possivelmente até fidelizá-los com maior facilidade e consistência.

Mas para isso, você precisa conhecer um pouco melhor os tipos de clientes que existem. Vamos lá?

1) Cliente pragmático

Esse tipo de cliente é aquele mais difícil de convencer, aquele que reclama de tudo, fala da concorrência, que o preço ou a qualidade não está tão boa assim sem nem saber muito, e tudo o mais.

O cliente pragmático é bem difícil de se agradar, isso porque em geral eles sabem bastante já do assunto, então gostam de ir direto ao ponto, sem enrolação, e sem conversa de vendedor que tenta mostrar as coisas um pouco melhores do que elas realmente são, eles não gostam disso.

Por isso, no caso de você esbarrar com algum cliente pragmático, tente mostrar a ele a verdade, diga que o preço está bom se realmente estiver, esse tipo de coisa, ou ele irá perder a confiança em você e provavelmente não efetuará mais a compra.

Mostre a ele uma solução boa, não demore muito e demonstre segurança e conhecimento sobre o assunto, esse cliente sempre sabe sobre o produto e por isso não precisa explicar, eles costumam ser mais apressados e decidir mais rapidamente.

2) Cliente analítico

Esse tipo de cliente gosta de saber todas as informações possíveis antes de efetuar a compra.
Nem sempre sabem muito sobre o assunto e por isso geralmente eles fazem muitas perguntas.

Eles só estão tentando saber um pouco mais para evitar fazer algo errado, por isso as vezes são indecisos.
Para ele, você não precisa necessariamente ser rápido e objetivo, mas sim atencioso e solícito a explicar as coisas de modo que ele entenda e veja com base em fatos, que o produto é melhor.

Dê a ele todas as informações, dados, números e etc, para que ele pense melhor e chegue à conclusão sozinho, mas mostre que você está à disposição para ajudá-lo.

3) Cliente afável

Esse cliente é aquele que confia na palavra do vendedor e leva a sua opinião muito em consideração.
Eles são aqueles que gostam mais de conversar, puxar assunto, e sentirem maior confiança e segurança com o vendedor. Por isso, seja gentil e atencioso.

Para eles, é importante que você demonstre mais proximidade e que se importa em solucionar o seu problema.

4) Cliente expressivo

Ele gosta de ser tratado com mais informalidade e de ser a ‘estrela’, o centro das atenções.

O cliente expressivo também vai mais pelo emocional, por isso para atendê-lo de modo a obter melhores resultados, você deve ser mais informal e próximo, mas sempre com um comportamento profissional.

Eai, gostou das nossas dicas de como agir com cada tipo de cliente?

Bom, agora você poderá atendê-los prestando mais atenção em qual desses tipos acima eles se encaixam melhor e consequentemente, suprir melhor as suas necessidades e desejos, efetuando mais vendas.

Caso tenha gostado desse conteúdo e ele serviu para você, deixe seu comentário e acompanhe as publicações da Ideia Glass nas redes sociais, temos sempre novos conteúdos como esses pra te ajudar!

Fontes:
https://www.ideiademarketing.com.br/2013/12/23/conheca-os-tipos-de-clientes-e-saiba-como-atende-los/
https://www.agendor.com.br/blog/tecnicas-de-venda/

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1 comentário

Remerson Marreiro da Silva 13 de setembro de 2021 at 22:42

Realmente considero todos esses pontos que você citou, e entendendo melhor quem são facilita a oferta por consequencia a venda, obrigado pelo texto, show

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