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Planejamento básico de marketing

Planejamento básico de marketing

Como se organizar de modo mais eficaz e eficiente, gastando menos recursos ou o mesmo que já gasta para atingir melhores resultados e vendas para o seu negócio?

Calma, estamos aqui pra te ajudar com isso e mostrar como fazer um planejamento básico de marketing, que irá te fazer atingir mais clientes, além de ter mais fidelizações, recomendações e vendas.

Lembre-se que o planejamento é a primeira etapa para definir melhor para os colaboradores e clientes o que a empresa faz, qual o seu objetivo e etc.

Por isso, ele deve ser feito bem explicado e com muita calma, entenda que tem muitas coisas como metas e informações sobre a sua empresa, loja e etc, que só estão na cabeça do dono, e precisam ser passadas para as outras pessoas também.

Além disso, depois de finalizar as etapas do planejamento de marketing no papel, você sempre deve implementá-las, ou terá sido tudo em vão.

Se seguir alguns passos, mesmo com estratégias simples pode melhorar muito a divulgação e as vendas do seu negócio.

Ainda mais agora na era digital, onde há diversas opções como sites, redes sociais e muito mais, onde você pode usar a publicidade e propaganda ao seu favor.

Vamos lá?

O que é um plano de marketing?

Planejamento básico de marketingCom esse planejamento, serão estabelecidos dados para definir quem é a sua empresa, como público-alvo, metas e objetivos, posicionamento competitivo, força da sua marca, estratégias de marketing e vendas, iremos te explicar tudo isso com mais detalhes no decorrer desse artigo.

Após ter uma ideia mais clara de todos esses fatores, principalmente das metas, você irá traçar um plano para alcançá-las. Ou seja, nesse momento você irá definir como fará com os recursos que tem, para alcançar certo objetivo, e então vai estabelecer as atividades e papéis que cada um deverá cumprir.

Não se preocupe, caso seja só você, um vidraceiro ou distribuidor que trabalha sozinho como autônomo ou algo assim, também pode fazer tudo isso tranquilamente.

O grande erro das pessoas é pensar que mesmo enquanto tem pequenos negócios, não precisam de mais organização e planejamento. Se você souber as ferramentas necessárias, conseguirá aumentar muito a divulgação do seu serviço, e consequentemente suas vendas.

Etapas do planejamento de marketing

Agora que você já sabe a importância desse planejamento para a sua empresa, vamos direto ao que interessa.

Como aumentar suas vendas e melhorar a visual?

Vamos listar abaixo algumas dicas de diversas etapas e estratégias de marketing, que você pode cumprir para tornar isso possível. São elas:

Utilize sites e redes sociais

Com o tanto de sites e recursos que temos hoje, essa é uma das melhores formas de agregar valor à sua marca e atingir mais pessoas.

Ao utilizar as redes sociais, e postar conteúdos relacionados a manutenção dos produtos, dicas, curiosidades, casos anteriores e outros, você irá chamar muito mais atenção daqueles que acessarem seu perfil, e terá maiores chances de que as pessoas aumentem o interesse para adquirir o produto ou serviço que você oferece, pois conhecerão melhor aquilo que você faz e irão se sentir mais seguros.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, uma dica bem legal é você criar um site, onde as pessoas podem ver feedbacks de clientes anteriores, os tipos de serviço ou produto que você oferece, a qualidade deles e o seu diferencial.

Além de tudo, investir nos sites e nas redes sociais dará um ar mais profissional a sua empresa.

Conheça seu público alvo

Pode parecer óbvio, mas isso é muito essencial.

Conhecer melhor o seu público, suas dores e necessidades te ajudará a saber melhor o que eles procuram ao te contratar, e o que esperam da sua empresa. Desse modo, você poderá agradar e satisfazê-lo com maior facilidade.

Além disso, você irá conseguir trazer conteúdos mais pertinentes para o site e as redes sociais, que sejam interessantes para essas pessoas e isso faça elas acompanharem sempre seus conteúdos, serem clientes fiéis e até recomendar seu serviço.

Conheça seus concorrentes

Isso é algo muito importante também.

Ao conhecer melhor seus concorrentes, você saberá quais são os defeitos e pontos falhos deles, e não cometer eles, o que irá te dar um maior diferencial de mercado, que resulta em mais clientes.

Além disso, caso você esteja começando, pode ver as coisas boas que eles fazem também, para garantir que conseguirá oferecer um bom serviço e suprir melhor aquilo que os clientes procuram.

Por isso, não pense que já sabe de tudo, há sempre espaço para aprender algo novo e melhorar!

Defina um mix de marketing

Essa é a etapa em que você precisa pensar em como vai fazer para tornar o seu produto ou serviço irresistível ao consumidor.

Por isso, pode trabalhar com algumas variáveis, como:

  • Preço
  • Promoção, pacotes, descontos, etc.
  • Serviço ou produto a ser oferecido
  • Canais de divulgação e distribuição

Molde essas variáveis e pense em como pode deixar aquilo que a sua empresa oferece mais atrativo aos seus clientes.

Nessa etapa, pode ser interessante você pedir a opinião de pessoas de fora, pergunte se elas comprariam com a sua empresa se vissem certo anúncio, e quais características chamaram mais atenção, assim conseguirá ir mudando tudo de modo que aquilo que você oferece fique mais interessante para o seu público-alvo.

Depois de checar todas essas etapas e ter um planejamento de marketing mais claro e bem definido, não se esqueça de colocá-lo em prática, com certeza isso irá te ajudar muito a conseguir aumentar suas vendas!

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Sobre a Ideia Glass

A Ideia Glass está presente no mercado de kits e ferragens para boxes e oferece kits que valorizam todos os ambientes por sua beleza e elegância. Suas soluções em produtos têm forte apelo decorativo, modernizando espaços diversos que requerem beleza e sofisticação.

Inovando em materiais e em design, a Ideia Glass conquista cada vez mais consumidores pelo respeito, seriedade e compromisso com que atua em seu segmento. Para mais informações sobre a empresa, acesse o site www.ideiaglass.com.br ou ligue para o SAC (11) 3016-9300.

Fontes:
https://resultadosdigitais.com.br/blog/passos-basicos-planejamento-de-marketing/
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/como-elaborar-um-plano-de-marketing,084b6484b071b410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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